Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Um dia a casa vem abaixo

Só 255 caracteres?! Isso não dá para nada!! Bem, o melhor será ir passando por aqui. Assim ficará a entender melhor o que é. Obrigada pela visita. Tenha um dia feliz!

Um dia a casa vem abaixo

Só 255 caracteres?! Isso não dá para nada!! Bem, o melhor será ir passando por aqui. Assim ficará a entender melhor o que é. Obrigada pela visita. Tenha um dia feliz!

O longo caminho para o diagnóstico -parte II

DSC_9437.JPG

Bem, como vos disse o 6º foi o meu “salvador”. Após o diagnóstico, o 5º médico resolveu engonhar. Deu-me uns comprimidos para tomar sempre que comesse para aliviar os efeitos dos alimentos. Andei assim ainda uns 2 a 3 anos com consultas regulares de 6 em 6 meses. Sempre que lá ia ele dizia que não havia nada a fazer. Ou melhor, havia, fazer uma histerectomia total mas que ainda era muito nova. E como não podia ter filhos o melhor era retardar o mais possível todas as implicações que uma menopausa precoce oferece.

Mas quis o destino que eu não ficasse por aqui. Já com o processo de adoção a decorrer, foi-me aconselhado novo médico. Um especialista na minha doença. Lá fui eu até à consulta que se marcou com caráter de urgência. Nova descrição de toda a minha vida, mas desta vez novos exames. Exames que nunca tinha feito. Devo confessar que não foram nada fáceis de fazer. Nada mesmo. Muito dolorosos. Mas tinha de ser. No dia da consulta estava bastante nervosa. Não é que já não soubesse ao que ia mas era diferente. Este médico era o “guru” e se alguém me podia ajudar era ele. E assim foi. Tudo o que me disse sobre o que eu tinha foi-me transmitido de uma forma calma, serena e muito segura. Disse o que havia a fazer a médio e longo prazo. A médio prazo, disse para procurar alguém que me ajudasse na minha alimentação pois tinha os intestinos muito afetados. E se alterasse a minha alimentação certamente que me iria sentir melhor e ganhar alguma qualidade de vida. Algo que até aquele dia ninguém me tinha dito e que estava em declínio vertiginoso. A longo prazo a história era outra. Teria de fazer uma cirurgia e retirar os meus órgãos reprodutores (útero e ovários), mas isso era uma ponte que o médico só gostaria de passar dali a algum tempo. Infelizmente, a minha qualidade de vida não melhorou o suficiente com as alterações alimentares, e olhem que foram muitas. E em 2012 tive de ser operada com alguma urgência. Numa consulta de rotina o médico verificou que o meu útero estava a apresentar um cenário muito chato (como eu prefiro chamar). Fui operada, retirei o útero o ovário e trompa esquerdos, duas adenomioses e um tumor no reto. Correu muito bem, felizmente. E ganhei duas coisas muito importantes. Mais qualidade de vida e, supresa das supresas, recebi o telefonema da segurança social a dizerem-me que o meu filho ia chegar.
Bem sei que nem todas as histórias têm um final feliz. A nossa história passou a ser escrita de outra forma a partir daquele dia. Não pude dar à luz o meu filho mas soube que ia ser mãe na ala da maternidade de um hospital quando ainda estava em recuperação. Ironia do destino!!
Continuo a ir com muita regularidade ao meu médico, a fazer análise e exames, que lhe permitem ter uma noção o mais precisa da forma como a endometriose evolui. Mas sempre ciente de que qualquer dia terei de voltar aquela marquesa gelada, mas essa é uma ponte que ainda não vou atravessar.

 Tenham um dia Feliz!